quinta-feira, 14 de maio de 2015

Futebol - Anos 30 - Campo da Mata

É uma foto dos anos 30 do século passado. Eu identifico o meu pai, António Mendes Pires (1912-1954), que além de futebolista foi praticante de atletismo (pelo menos de salto em altura, de que cheguei a ver um diploma de participação, diploma que se perdeu na voragem dos tempos) — e além de duplo atleta era obcecado pela sua Naval. (Texto de José Pires)
Foto cedida por José Pires
Desafio:
Na imagem abaixo (uma versão cortada, para se poderem identificar melhor as pessoas), o António Mendes Pires é o segundo a contar da esquerda.
E os vossos conhecidos ou familiares, quais são? (Texto de José Pires)
Nota:
No Facebook (Grupo Os Meninos da Naval) já foi identificado Júlio Carvalho, o segundo a contar da direita – conforme informação deixada pelo seu neto João Falacho. (Excerto do comentário de José Pires, neste post)

3 comentários:

Ninguém.pt disse...

Eu coloquei a foto no Facebook, como irei colocar mais duas da mesma época, afirmando que seria(m) dos anos 30/40, mas com toda a probabilidade de acertar poderemos afirmar que serão da década de 30, uma vez que em 1930 o meu pai tinha 18 anos, portanto antes disso não serão; ele casou em 1936 e segundo dizia a minha mãe ele uns anos depois deixou de jogar na Naval — sendo que entre 1936 e 1938 ele nem viveu na Figueira…
Portanto, com muita certeza, poderemos limitar à década de 30.

Obrigado por publicarem aqui a foto. Gostaria de as oferecer à Naval, à Associação — mas pelos vistos já não há Associação e a Naval é uma sombra (a imitar os ricos) do que já foi quando era uma luz a congregar os navalenses.

Ninguém.pt disse...

Ah, desculpem, no comentário anterior esqueci de dizer que no Facebook já foi identificado mais um dos gloriosos jogadores. Trata-se de Júlio Carvalho, o segundo a contar da direita — informação deixada pelo seu neto, João Falacho, a quem agradeço o empenho na descoberta e a informação.

Cumprimentos a todos os meninos.

José Mendes Pires

Os Meninos da Naval disse...

Obrigado, José Pires, por mais essa informação.