terça-feira, 22 de maio de 2007

A Naval não foi só Futebol

Estando o nosso clube, Associação Naval 1º de Maio a comemorar o 114º Aniversário, é bom lembrar os mais novos que a Naval não viveu só do Futebol e Basquetebol ao longo destes cento e poucos anos.
Sem elaborar cronologicamente as modalidades praticadas, quero recordar algumas, sob pena de esquecimento doutras, que a Naval teve uma Escola de Esgrima, datada de 1926, sob a égide do instrutor, Tenente Dário Augusto de Oliveira, ao mesmo tempo treinador de Atletismo.
Fundou a Escola de Ginástica de Aparelhos em 1926 e já anteriormente, em 1922 tinha uma Classe de Ginástica Infantil, orientada pelos professores, António Neves e Zacarias.
Praticou a modalidade de Voleibol, em 1930,criada pelo sócio nº 1, Viriato dos Santos, falecido há 3 anos.
Outras modalidades de destaque praticadas no clube : Jogo do Pau, Boxe, Bilhar, Ténis de Mesa, em que fomos Campeões Nacionais em Juniores, com jogadores de grande nível, tais como Jaime Santos, Genito, Tó Cavaco, Gustavo, Tó Neves ( Tó da Aldora-mais velho), Caldeira,Norberto (Picita), Sérgio, Zé Ramalho e outros que me perdoem o esquecimento.
Tivemos brilhantes prestações na modalidade de Tiro e no Atletismo tivemos grandes atletas, tais como, Eduardo Mourinha, Campeão Nacional de Corrida de Barreiras, além de ter sido o 1ª internacional da Selecção Nacional de Futebol, sem estar vinculado a qualquer clube nessa data. Tivemos também um Campeão de Velocidade, José Cordeiro de Matos e um grande figueirense e navalista, recordista por muitos anos do Triplo Salto ou Salto em Comprimento, à data pelo Sporting Clube de Portugal, Álvaro Dias, falecido à pouco tempo.

Rapaziada mais nova, como estão a ver a Naval foi muito GRANDE no Eclectismo. Não devíamos esquecer nunca este facto.

VIVA A NAVAL
Alexandre Paiva

2 comentários:

Anónimo disse...

È verdade Alexandre e esqueceste uma muito importante, da qual eu fui Campeão Nacional em 1967, tinha eu então 17 anos. O REMO.

Anónimo disse...

E a natação...
O remo...
A vela...
E toda a componente dramática...
As actividades de cariz social...
Mas tudo começou em 1893 e o autor "saltou" para 1926, para o Campo da Mata e tem depois uns erritos na descrição
Cumprimentos
JM