No Campo da Mata
Esta foto foi cedida pelo Garcez (filho do Garcez que está na foto), que na altura ainda não era nascido. Se repararem bem, e para quem se lembra do Garcez com mais ou menos a idade do pai, ficamos na dúvida, tal a fotocópia.
Esta foto foi cedida pelo Garcez (filho do Garcez que está na foto), que na altura ainda não era nascido. Se repararem bem, e para quem se lembra do Garcez com mais ou menos a idade do pai, ficamos na dúvida, tal a fotocópia.
8 comentários:
Aprecio o vosso trabalho, mas esperava aqui uma referencia a quem trabalho pela actualidade da Naval.
Não vi da vosso parte uma referencia ao excelente site do clube recentemente lançado.
Páginas dedicadas á história do nosso grande clube, hino disponível, sei lá
Fico triste porque a história é importante mas os velhos dos restelo saõ isso mesmo...velhos... Ajudem a Naval actual e divulguem o presente-
Saudações de um sócio com mais de duas décadas
Caro anónimo
Quando criámos este blogue foi com intenção de divulgarmos o pedaço da história que vivemos na gloriosa Naval, por ser desse período que possuíamos algumas histórias e fotos, sem nunca colocar de parte outros períodos desde que nos fizessem chegar elementos, o que aconteceu, mas pouco.
Claro que gostávamos de fazer muito mais, mas sem material e sem gente para colaborar, é impossível.
Que fique esclarecido, que nunca foi nossa intenção utilizar este espaço para dar a saber da actualidade da Naval, não porque a Naval actual não faça parte da história ou porque não respeitemos o trabalho que está a ser feito, mas porque achamos que melhor que nós, para divulgar a actualidade do clube, há o site oficial.
Sobre o lançamento do novo site do clube, tivemos conhecimento por altura dos preparativos, porque fomos contactados pelos responsáveis do trabalho, em causa umas fotos no nosso blogue, mas só agora ficámos a saber que já funciona. Não é desculpa, mas as férias tem destas coisas.
Caro anónimo
Em cima, respondi-lhe em nome dos Meninos da Naval, aqui vou responder-lhe em meu nome.
Há trinta ou quarenta anos, quando jovem, já conhecia esses tais “Velhos do Restelo”, velhos esses, que eram adeptos de um clube, que lhes proporcionava uma sede razoável com condições para algum convívio - biblioteca, bar, sala de televisão e de bilhares, local para actividades recreativas e culturais… e desportivamente - futebol, basquetebol, ténis de mesa, tiro, remo (desculpem se esqueci alguma modalidade).
Hoje, já não sou esse tal jovem, já faço parte do grupelho dos “Velhotes do Restelo”, e também sou adepto desse tal clube, que agora, a única coisa que oferece aos seus sócios e adeptos, é pouco mais que uma equipa de futebol e já não é mais um clube preocupado com o bem estar dos seus associados.
Já foi explicado o porquê, pelo não acompanhamento da actualidade do clube, não significa que futuramente não se possa fazer. Haja alguém que queira colaborar nessa matéria.
Mudam-se os tempos mudam-se as vontades. AO João acha quwe algum jovem quer saber da biblioteca ou outra coisa qulquer?
Eles querem é ser Crstianos Ronaldos... Apreecio a vossa perserverança mas está passada.
Hoje há playstations, Cinema, shopings, bares até as tantas e os clubes já não podem desempenhar o papel educacional que tinham há umas decadas.
temso que nos adaptar. E você tb. Apesar de ser ssudosita, admita que os tempos mudam.
Só voces é que continuam parados no tempo!
Mas aprecios-vos. Continuem.Sou o mesmo anónimo, que voces conhecem tão bem do velho salão...
Sport TV? Isso não existia... Há pois não!
Este anónimo está a falar de quê?
Possivelmente quer que este blogue dê destaque às excelentes condições que existem na Naval para o futebol de formação, sim, porque é aí que se criam Cristianos Ronaldos.
Será que os responsáveis do Clube dão a devida importância a este assunto?
Basta uma deslocação à Tocha e ver a diferença.
O Tocha vejam lá!
Vamos então falar dos novos tempos e das novas vontades mas antes disso quero deixar uma reflexão relativamente a uma afirmação do anónimo.
Como é que actualmente, com as playstations e os bares até às tantas se podem "fabricar" jogadores como o Cristiano Ronaldo.
Realmente este anónimo(era bom que se identificasse) tem um raciocínio com tamanha profundidade que dificilmente qualquer comum mortal consegue acompanhar.
Mas vamos ao que interessa a NAVAL.
Se a minha memória não me falha,
entre as décadas de 60 e de 90 e os primeiros anos deste século a Naval foi um clube formador de grandes desportistas e campeões, senão vejamos:
Variadíssimos títulos nacionais Distritais de REMO, TIRO, BASQUETEBOL e TENIS DE MESA, alguns títulos distritais de FUTEBOL em todos os escalões etários das respectivas modalidades.
Nas modalidades colectivas, e para que não restem dúvidas incluo o Futebol, as equipas de seniores eram maioritariamente constituídas por atletas formados no clube.
Quem tiver dúvidas disto basta aprofundar a pesquisa a este blogue para assim verificar.
Todo este trabalho foi desaparecendo depois do incêndio da sede.
A seguir ao catastrófico acontecimento vieram as promessas da construção de uma nova SEDE de um pavilhão desportivo, que se prolongaram durante anos, inclusivamente esteve exposto no museu municipal um projecto do pavilhão por altura de eleições
Aliás o Clube recebeu uma avultada quantia por via do seguro que detinha e mais, recebeu variadíssimas ajudas cujo objectivo era erguer uma nova sede,
construir um pavilhão etc, bastaria que existisse vontade para arrancar(os tempos eram de vacas gordas com o boom da construção em alta) e certamente hoje a Naval tinha condições para continuar a formar atletas.
Mas o objectivo nunca foi esse.
Onde foi gasto esse dinheiro?
E a verba proveniente da venda do terreno onde agora está instalado o Jumbo, alguém sabe para onde foi e quanto foi?
Não é difícil de adivinhar já que a subida da equipa sénior de Futebol da 2ª divisão para a Divisão de Honra e depois para a 1ªLiga custou rios de dinheiro.
Entretanto a Câmara Municipal da cidade criou a Zona Industrial(agora estou eu a divagar).
O rumo estava traçado, o desaparecimento do Basquetebol a degradação da secção de Remo e a falta de condições no Futebol de formação aí estão.
Quem é que parou no tempo?
Quem é que mudou os tempos?
Foram os velhos do Restelo?
De que é que o anónimo quer que se fale?
Entretanto chegou a crise, essa maldita crise que serviu e serve para tudo, até para enriquecer, vejam lá!
Os putos do futebol, mesmo a jogar num pelado, estão na primeira divisão...
Os remadores mesmo sem condições, continuam a ganhar títulos...
O que quer? Uma sede, uma pavilhão, e mais o quê? Vire-se para os políticos que tanto mal têm feito à nossa Naval...
Vá as asembleias gerais e como sócio indique o caminho que aponta....
Para quem disse que nunca mais a Naval ganharia um título...
Ainda recentemente o Diogo Pinheiro foi Cmapeão Nacional e na entrevista que deu ao novo site (que nenhum jornal pegou, porque só querem saber de futebol) disse que a Naval tem boas condições para a prática do REMO.
Afinal quem tem razão? O atleta campeão nacional de skif pela Naval ou o Sr. Norberto?
Enviar um comentário