sábado, 1 de dezembro de 2007

TÓ JOÃO um grande Navalista

António João de Freitas, tratado pelos amigos por Tó João, foi tudo na Naval. Desportista, "Seccionista", Director e Mecenas. Quantas e quantas vezes colocou o que tinha e não tinha ao serviço da sua Naval.
Comerciante no ramo da pesca, com armazém na Rua Vasco da Gama, quem não se lembra da célebre Sanzala.
A Naval tinha contratado perto de uma dezena de jogadores para a equipa principal, parte deles, de raça negra. Nesse tempo não havia dinheiro disponível para alugar casa e muito menos hotéis para hospedar os jogadores.
Tó João resolveu o problema, construindo no seu armazém um dormitório onde alojou todos os jogadores. Estes, quando se lhes perguntavam onde residiam respondiam “na sanzala do Tó João”.
Navalistas desta estirpe têm de ser recordados com saudade.
Rogério Neves

Jantar do 1º Centenário - 1993, no Casino. Da direita para a esquerda: David Pardal (que veio propositadamente do Canadá para o evento), Tó João (o nosso homenageado), Tó Valadas, Luís Pinto e esposa, Graciete Pinto (esposa do célebre Tó Pinto e mãe de Luís Pinto) e Simão (Um bom lateral esquerdo, que chegou no tempo da famosa Sanzala).

2 comentários:

Anónimo disse...

POIS QUEM SE LIXOU FOI O TÓ-JOÃO A fAMÍLIA E O SÓCIO ZÉ FREITAS SEU IRMÃO! POIS É! E O RESTO A MAMAR.

Unknown disse...

Muito obrigada pelas amáveis palavras que escreveu sobre o meu saudoso avô.
Era realmente um grande navalista, tendo sempre guardado a Naval no coração.
Fico muito orgulhosa ao ler um artigo como este, principalmente tendo em conta que é muitas vezes esquecido o papel que o meu avô desempenhou para o desenvolvimento da Naval.
Novamente muito obrigada!
Carolina Freitas